terça-feira, 27 de novembro de 2012

Primavera: tempo de "Flores"


Soa redundante falar que primavera é tempo das flores, mas nesta feita aproveitamos a primavera para falar em "flores" sob uma perspectiva diferenciada. Nesta publicação apresentamos uma reportagem feita pelo MEC com Martin Flores, um portenho que é pastor de jovens, atuante na Sociedade Bíblica Internacional na Argentina, manager de uma banda, e outras coisas mais; e que pela primeira vez concede uma entrevista ao público brasileiro.

Quem é Martin Flores?
Sou uma pessoa que tem paixão pelo que faz, em todas as áreas da minha vida.
Sou pai de família, esposo e pastor de jovens em minha igreja.

Música.
Qual sua participação com a música?

A música me acompanha desde sempre, toco saxo e há quase dez anos sou manager de uma banda de rock com bases cristãs chamada KYOSKO.

Como você vê a ideia de música como expressão cultural de uma geração?
Creio que a música, e ainda mais o rock, é uma expressão cultural tremenda como ferramenta de mudança. Se for utilizada para mostrar a Deus, essa ferramenta tem um bom significado.

O que você pensa da música cristã na América latina?
Primeiro o que tenho a dizer-lhe, é que a música, em si mesma não existe como cristã, o que a caracteriza como cristã é: o seu conteúdo poético, as letras. Na realidade não escuto muita música em espanhol, mas muito mais a música em Inglês.
Sinto que estamos dando pouco na música e, talvez, e isso me desencoraja, mas sempre incentivo os jovens a ser um agente de mudança e que possam deixar suas marcas na história.

Conheces alguma coisa da música brasileira?
Na verdade conheço bem pouco, apenas algo de Aline Barros, mas praticamente nada de rock brasileiro... perdão... (risos)

Bíblia.
Como você vê o envolvimento dos jovens em projetos relacionados ao estudo da Bíblia?

Tudo que tenha a ver com motivar os jovens a ler a Bíblia, me parece muito válido e creio que não falta muito para chegar à época de nosso pais, que o estudar a Bíblia era algo natural.

Quais projetos hoje que trabalham Bíblia para os jovens que te parecem bons?
Creio que a Bíblia G3, do Editorial Vida, é uma das mais contextualizada para o estudo e leitura bíblica, mas fora esta, não há muitas outras obras que sirvam como motivadores para a preparação e leitura da Bíblia dos jovens.

Como envolver os jovens nos estudos da palavra de Deus?
Hoje as dinâmicas são essenciais para fazer que os jovens se envolvam nos estudos da palavra de Deus. As convenções de especialidades juvenis é outra ferramenta para utilizar, mas eles são poucos e limitados em alguns países.

Filme.
Agora também você é um cineasta? Falemos do seu projeto.

(Risos) não é para tanto. O que eu fiz é montar um roteiro com um amigo de uma história que tinha em minha mente e no coração há alguns anos atrás. Pude torná-lo um script e tendo feito isso, agora precisamos encontrar recursos financeiros para a produção. A seguir, lhes apresento uma sinopse para que entendam a obra.

SINOPSE
O chefe do canal de TV de notícias é demitido por divulgar informações confidenciais a outras agências.
Em dez dias, se decidirá quem dos dois candidatos ocupará o cargo vago, dois dos principais jornalistas do programa do canal de notícias, Valeria, cristã desde a infância, com pouca espiritualidade, cuidadosamente ordenada, querendo desesperadamente subir na hierarquia e David ateu convencido de sua posição, confuso, cheio de dívidas bancárias e no vermelho.
David, para analisar as suas chances lança a Valeria uma aposta para decidir quem vai ficar com o posto de chefe: propõe que dentro de dez dias, ela deve mostrar a ele de forma visível e palpável de que Deus existe e, David, igualmente, que Deus não existe. A partir deste momento, inicia-se a contagem decrescente.

Como você vê o filme - como uma ferramenta de expressão cristã?
Claro, a ideia é fazer filmes com valores cristãos, mas não religiosos. A ideia é que o não cristão possa ver o filme sem o preconceito e que o filme seja um elemento que o desperte a ter esses valores cristãos.

Qual é o maior desafio para que se faça um filme cristão?

Ter boas ideias e pedir a Deus a sabedoria para que possamos ser bons canais por meio dois quais cheguem a essas ideias ao público.

Deixe uma palavra para os meninos da igreja brasileira.
Que busquem a Deus em primeiro lugar e o resto será mais fácil. Que possam ver a Jesus nas pessoas e isso servirá para poder servir nas necessidades que elas têm.
E lembrar sempre que não fomos chamados para o sucesso, mas fomos chamados a ser fiéis.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Criatividade e voz



        Quando olhamos a natureza em nossa volta, e toda a sua complexa maneira de funcionar, todos em seus lugares, como uma orquestra, onde cada um exerce um papel fundamental para manter um equilíbrio em um harmonioso compasso divino. 
        Só de imaginar que alguém teve a capacidade de fazer com que tudo isso funcione já é motivo para nos sentirmos privilegiados em poder ver, sentir e viver tudo isso. Mas Deus foi tão CRIATIVO, que fez o homem, o ser com a maior capacidade da terra, ou seja, Ele nos fez seres criativos a sua imagem e semelhança.
        É uma pena, pois muitos não utilizam desses atributos criativos de Deus para fazer o bem, para produzir mudança nas vidas das pessoas e ser um instrumento com a sua VOZ.  
        O livre arbítrio é uma das melhores coisas que Deus condicionou ao homem, pois Deus com isso, deu a liberdade para sermos livres e fazer nossa própria arte e nossa história. 
        Falando um pouco da minha arte, ou seja, CRIATIVIDADE E VOZ, temos vários exemplos de grupos e pessoas que desenvolveram e desenvolvem a arte de usar a voz como instrumento. 
        Segue uma pequena lista de links desses criativos, onde estou entre eles, fazendo imitação de instrumentos musicais com a boca. 
        Sempre temos muito que aprender, pois nascemos para aprender, e sempre teremos referencias maiores e melhores que nos, isso nos mantêm sempre na posição de aprender, com os homens e principalmente com o grande CRIADOR.
        Criatividade não se limita a uma religião, classe social ou raça. Ela é a junção do conhecimento com a capacidade de fazer o novo, ou de reinventar o que já existe. Se utilizada bem, ela pode mudar a vida de um povo e de uma geração inteira.


Escrito por Josué Bitencourt









quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Leitura interessante


O livro A Arte Não Precisa de Justificativa (H. R. Rookmaaker), da Editora Ultimato é para todos aqueles que querem usar seus talentos para o Reino de Deus.

SINOPSE DO LIVRO A ARTE NÃO PRECISA DE JUSTIFICATIVA


“Às vezes os cristãos produzem música ruim porque não têm talento, porque não se esforçam o suficiente ou porque demonstram sua natureza pecaminosa. Às vezes o mundo produz boa música. [...] A música não é apenas letra. Sua expressão é total, e mais na melodia, no ritmo e na harmonia do que na letra. Claro, isso não significa que se pode escrever qualquer coisa. [...]
A vida e a arte são complexas demais para aplicarmos regras legalistas. Porém, isso não significa que não há normas. [...] Falar de música cristã não significa necessariamente falar de uma música cuja letra transmita uma mensagem bíblica explícita ou expresse a experiência de uma vida de fé e obediência piedosa. [...] A ‘Paixão de São Mateus’, de Bach, é cristã, assim como os ‘Concertos de Brandenburgo’ o são. Não são apenas as letras das cantatas que são cristãs, mas também a parte instrumental. Se não for assim, estaremos reduzindo o cristianismo e excluindo do comprometimento com Deus, nosso Senhor e Salvador, uma grande parte da nossa vida, que deve manifestar o fruto do Espírito.”

Este livro mostra que a arte não precisa ser justificada: nem por propósitos religiosos, nem para fins políticos ou econômicos.

Muitas vezes as pessoas pensam que os artistas são como “gurus” e sacerdotes da cultura, ou até mesmo como bobos da corte ou ainda, celebridades. Deles são esperados coisas que possam marcar a geração. O autor mostra que o problema de precisar apelar comercialmente e aderir à moda para fazer sucesso não é algo exclusivamente moderno.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Olá coristas!
Aqui estão disponíveis os arquivos de cada naipe da música "Somos Teus" (Ministério JA) que será cantada pelo Coral Jovem Tribo da Ilha. Escute e treine sua voz para o próximo ensaio.

Somos Teus (soprano)

Somos Teus (contralto)

Somos Teus (soprano e contralto)

Somos Teus (tenor)

Somos Teus (baixo)

Olá coristas!
Aqui estão disponíveis os arquivos de cada naipe da música "Jesus" (Renascer Praise) que será cantada pelo Coral Jovem Tribo da Ilha. Escute e treine sua voz para o próximo ensaio.

Jesus (soprano)

Jesus (contralto)

Jesus (tenor)

Jesus (baixo)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Música para o Coral Jovem Tribo da Ilha - "Vem"

Olá coristas!
Aqui estão disponíveis os arquivos de cada naipe da música "Vem Espírito" (Renascer Praise) que será cantada pelo Coral Jovem Tribo da Ilha. Escute e treine sua voz para o próximo ensaio.

Vem (soprano sem coral)

Vem (contralto sem coral)

Vem (tenor sem coral)

Vem (baixo contínuo sem coral)

Vem (baixo profundo sem coral)

Ficha de Cadastro do Coral Jovem Tribo da Ilha

Olá coristas!!!
Por favor, para confirmar sua participação no coral preencha esta ficha de cadastro e envie para o e-mail coralumadflor@gmail.com
Não esqueça de colocar no corpo do e-mail seu nome e naipe no coral (soprano, contralto, tenor e baixo).
Obrigado!
Baixar Ficha de Cadastro (versão 2003)
Baixar Ficha de Cadastro (versão 2007)

Música para o Coral Jovem Tribo da Ilha - "Tocou-me"

Olá coristas!
Aqui estão disponíveis os arquivos de cada naipe da música "Tocou-me" (versão do Raiz Coral) que será cantada pelo Coral Jovem Tribo da Ilha. Escute e treine sua voz para o próximo ensaio.








quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Páscoa na sétima arte



     Você já deve ser assistido o filme “Paixão de Cristo“, uma produção muito próxima ao relato bíblico, na qual há uma abrangência de detalhes que nos levam a uma viagem aos últimos dias de Jesus na terra. 
     Pensando em filme e páscoa, como esse, pergunto: O que achas de explorar a capacidade de produção cinematográfica de sua juventude? Que tal produzir pequenos curtas metragens? Isso pode lhes proporcionar uma forma de evangelizar em cinema de rua ou até mesmo utilizando o youtube.
     Para realizar essa obra você precisa de pessoas com vocação e desejo para realizar esse projeto, Criem seus próprios textos, utilize pessoas do seu grupo para compor esta estrutura, faça tudo partindo da realidade da sua comunidade. Com isso, ficará mais fácil a sua produção cinematográfica.

Orientação prática:
  • Lembre-se, detalhes fazem toda a diferença.
  • Assiduidade é algo indispensável para o sucesso do seu trabalho.
  • Comunique os ensaios com antecedência, mantenha contato com os participantes.
  • Não esqueça dos ensaios com os personagens, eles fazem com que as falas com o passar do tempos tornem-se mais naturais possíveis.
  • No final de cada ensaio, faça um pequeno feedback, assim vocês podem trocar ideias para acertar detalhes pendentes, ou até inovar.
  • Não se preocupe com cenários luxuosos, aproveite as paisagens da sua cidade para fazer as filmagens. Locais fechados muitas vezes não contribuem com a questão de iluminação.
  • Aproveite também os pontos turísticos da sua cidade. Utilize o tempo a seu favor, um dia de chuva pode ser uma ferramenta diferenciada dependendo do seu roteiro.

O segredo do sucesso está em planejar.
Faça um cronograma.  Estipule prazos para cada etapa da produção. Isso facilita seu trabalho e torna a produção mais objetiva.


Não é tão difícil quanto parece, tudo é possível quando se tem uma equipe focada.



Nos envie seu vídeo.
Teremos o maior prazer em divulgar!!

 Lyzy Reinert
Outono/2012

terça-feira, 20 de março de 2012

Maratona Cultural de Floripa 2012


Florianópolis completa dia 23 de Março 286 anos e presenteia seus moradores e visitantes com mais uma edição da Maratona Cultural, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de março.

Confira a programação no site:
 http://www.maratonacultural.com


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Remar é preciso.

“Aprender é como remar contra a corrente: não avançar é recuar.” H. H. Hart
A frase acima citada é uma realidade incontestável. Por isso, é que um grupo de líderes da Tribo da Ilha dedicou-se no período de 3 e 4 de Fevereiro/12 a participar da Cumbre de Especialidades Juveniles em Asunción/PY, na qual, entre outros temas, aprendemos:
·         Desenvolver a melhor equipe, para o ministério juvenil;
·         Como liderar uma geração de adolescentes complicados;
·         Como ajudar aos jovens a alcançar seus sonhos e metas;
·         Informado o formado a imagem de Jesus;
·         Como discipular eficazmente as novas gerações;
·         Como fazer parcerias para transformar nossas comunidades;
·         Como desenvolver a criatividade no ministério;
·         A importância da mulher no ministério;
·         Como conseguir que os jovens permaneçam na igreja;
·         O que todo líder deve saber sobre sexualidade e adolescência;
·         Como ensinar a bíblia com criatividade;
·         Como levantar uma geração de adoradores;
·         Como desenvolver um ministério juvenil saudável;
·         Levitas, salmistas, roqueiros... Por que a música é importante no ministério juvenil?
·         Slogans e idéias de serviço para o ministério;
·         Como somar os pais no trabalho com jovens.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mentes Brilhantes...

Quando fala-se em "mentes brilhantes" inevitavelmente se lembra de John Nash. Todavia, nesse post meu alvo é alcançar as anônimas mentes brilhantes que fazem parte do cenário jovem atual.
      Proponho a ruptura conceitual de que um mente brilhante no meio juvenil deva ser associada a um exótico gênio de pouca idade. Antes, sim, minha ideia é que um jovem de mente brilhante é todo aquele que ousa romper paradigmas, superar desafios e crescer um pouco mais. 
      Visando colaborar com seu crescimento, e, por conseguinte, que venhamos a ser brindados com o iluminar do vosso ser e saber, é que, a seguir, apresento algumas relevantes sugestões culturais  que lhe serão bastante úteis.
Artes Cênicas
Filme: O estudante (2009)
O Estudante conta a aventura de Chano, um homem de 70 anos de idade, que acaba de se inscrever na universidade para estudar Literatura. Assim, se encontra com o mundo dos jovens, de costumes e tradições muito diferentes das suas. Porém, com Dom Quixote sempre como exemplo, Chano atravessa a barreira das gerações e faz novos amigos, torna-se um guia e ajuda a resolver seus problemas. Até que um forte golpe acontece em sua vida e serão agora seus jovens amigos, que terá que ajudá-lo a superar.
___________________________
Artes Plásticas
Museu Victor Meirelles de Lima
Victor Meirelles de Lima nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em 18 de agosto de 1832, filho do imigrante português Antônio Meirelles de Lima e da brasileira Maria da Conceição.
Pintor, desenhista e professor, começou sua trajetória precocemente, realizando paisagens da cidade. Frequentou a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro e aos vinte anos, conquistou o Prêmio Especial de Viagem à Europa. De 1853 a 1861, viveu primeiro na Itália e em seguida na França, onde dedicou-se ao estudo e ao trabalho. Foi professor honorário da Academia Imperial de Belas Artes, onde ensinou pintura histórica e professor do Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro.
Autor de quadros históricos, retratos, panoramas e da mais popular das telas brasileiras, "Primeira Missa no Brasil", exposta no Salão de Paris em 1861, Victor Meirelles deixou um extraordinário acervo, minuciosos esboços, estudos em papel e óleos sobre tela. O artista faleceu no Rio de Janeiro em 22 de fevereiro de 1903.
Endereço:  
Rua Victor Meirelles, 59
CEP: 88010-440 Florianópolis - SC
Fone/Fax: (48) 3222-0692
Visitação
Terça à sexta-feira, das 10h às 18h
___________________________


Artes Visuais                      
CD Fruto Sagrado 20 anos – Traz alguns dos maiores sucessos da Banda nos últimos 20 anos de carreira.







___________________________

Literatura
Espiritualidade e compromisso (Nelson Kilpp)
Dez boas razões para...
  • ·         Orar
  • ·         Praticar a justiça
  • ·         Cuidar da criação
  • ·         Acolher o outro e compartilhar.

Curta e Compartilhe!!