segunda-feira, 18 de março de 2013

Cantinho literário com Allan Jhonny


      Eu lembro quando eu ainda estava no ensino fundamental e até mesmo no ensino médio, na aula de apresentação dos professores, sempre os meus professores de história faziam uma linha no quadro marcando uma sequência de acontecimentos históricos e perguntava para a classe: Por que estudar história?           E então, silêncio total, e depois de alguns palpites e gracejos por parte dos alunos, geralmente ele dava dois motivos para estudar história:
1) Entendermos melhor o que acontece no presente;
2) Não cometer os mesmos erros do passado;
      O livro História da Teologia do Bengt Hägglund não é daqueles que lemos antes de dormir (apesar de que se tiver com insônia ele ajuda), é um livro denso, por muitas vezes técnico e de certa forma requer um conhecimento prévio de certos assuntos, não aprofundado, mas um mínimo de “noção”. Aí então você pergunta, porque eu leria este livro? Então eu diria o mesmo que meu professor de história: para você entender melhor o pensamento da sua geração, o porquê de certas ideias estarem vigorando atualmente, para não cometer os mesmos erros do passado, provavelmente as ideias que você esta tendo alguém já teve no passado, e o pior, essa pessoa talvez tenha dado com a cara na parede. Deve ser por isso que toda pesquisa científica começa com uma pesquisa bibliográfica.
      Se mesmo assim não se interessou, imagine a história de um homem que marcou sua época, deixou discípulos que levaram a sua palavra aonde puderam, sofreram perseguições, porém conseguiram estabelecer suas crenças, crenças estas que passaram a ser defendidas pelas gerações posteriores, defendidas de filosofias erradas, de visões erradas e em determinado momento precisou ser defendida daqueles próprios que a deveriam defender. História muitíssimo interessante, envolve reis, guerras, morte, política, filosofia, e no final você descobre que essa história tem muito a ver com a sua, vale muito a pena ler.
      Neste livro o autor faz um apanhado geral da história da teologia, começa com os pais apostólicos, depois os apologistas, passa pela Teologia Alexandrina, os concílios, Agostinho, Idade Média, Escolástica, Reforma Protestante, Lutero, Calvino, Zwínglio, Contra-reforma, Iluminismo, Teologia Liberal, correntes teológicas do inicio do século XX etc. Eu recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário