terça-feira, 27 de novembro de 2012
Primavera: tempo de "Flores"
Soa redundante falar que primavera é tempo das flores, mas nesta feita aproveitamos a primavera para falar em "flores" sob uma perspectiva diferenciada. Nesta publicação apresentamos uma reportagem feita pelo MEC com Martin Flores, um portenho que é pastor de jovens, atuante na Sociedade Bíblica Internacional na Argentina, manager de uma banda, e outras coisas mais; e que pela primeira vez concede uma entrevista ao público brasileiro.
Quem é Martin Flores?
Sou uma pessoa que tem paixão pelo que faz, em todas as áreas da minha vida.
Sou pai de família, esposo e pastor de jovens em minha igreja.
Música.
Qual sua participação com a música?
A música me acompanha desde sempre, toco saxo e há quase dez anos sou manager de uma banda de rock com bases cristãs chamada KYOSKO.
Como você vê a ideia de música como expressão cultural de uma geração?
Creio que a música, e ainda mais o rock, é uma expressão cultural tremenda como ferramenta de mudança. Se for utilizada para mostrar a Deus, essa ferramenta tem um bom significado.
O que você pensa da música cristã na América latina?
Primeiro o que tenho a dizer-lhe, é que a música, em si mesma não existe como cristã, o que a caracteriza como cristã é: o seu conteúdo poético, as letras. Na realidade não escuto muita música em espanhol, mas muito mais a música em Inglês.
Sinto que estamos dando pouco na música e, talvez, e isso me desencoraja, mas sempre incentivo os jovens a ser um agente de mudança e que possam deixar suas marcas na história.
Conheces alguma coisa da música brasileira?
Na verdade conheço bem pouco, apenas algo de Aline Barros, mas praticamente nada de rock brasileiro... perdão... (risos)
Bíblia.
Como você vê o envolvimento dos jovens em projetos relacionados ao estudo da Bíblia?
Tudo que tenha a ver com motivar os jovens a ler a Bíblia, me parece muito válido e creio que não falta muito para chegar à época de nosso pais, que o estudar a Bíblia era algo natural.
Quais projetos hoje que trabalham Bíblia para os jovens que te parecem bons?
Creio que a Bíblia G3, do Editorial Vida, é uma das mais contextualizada para o estudo e leitura bíblica, mas fora esta, não há muitas outras obras que sirvam como motivadores para a preparação e leitura da Bíblia dos jovens.
Como envolver os jovens nos estudos da palavra de Deus?
Hoje as dinâmicas são essenciais para fazer que os jovens se envolvam nos estudos da palavra de Deus. As convenções de especialidades juvenis é outra ferramenta para utilizar, mas eles são poucos e limitados em alguns países.
Filme.
Agora também você é um cineasta? Falemos do seu projeto.
(Risos) não é para tanto. O que eu fiz é montar um roteiro com um amigo de uma história que tinha em minha mente e no coração há alguns anos atrás. Pude torná-lo um script e tendo feito isso, agora precisamos encontrar recursos financeiros para a produção. A seguir, lhes apresento uma sinopse para que entendam a obra.
SINOPSE
O chefe do canal de TV de notícias é demitido por divulgar informações confidenciais a outras agências.
Em dez dias, se decidirá quem dos dois candidatos ocupará o cargo vago, dois dos principais jornalistas do programa do canal de notícias, Valeria, cristã desde a infância, com pouca espiritualidade, cuidadosamente ordenada, querendo desesperadamente subir na hierarquia e David ateu convencido de sua posição, confuso, cheio de dívidas bancárias e no vermelho.
David, para analisar as suas chances lança a Valeria uma aposta para decidir quem vai ficar com o posto de chefe: propõe que dentro de dez dias, ela deve mostrar a ele de forma visível e palpável de que Deus existe e, David, igualmente, que Deus não existe. A partir deste momento, inicia-se a contagem decrescente.
Como você vê o filme - como uma ferramenta de expressão cristã?
Claro, a ideia é fazer filmes com valores cristãos, mas não religiosos. A ideia é que o não cristão possa ver o filme sem o preconceito e que o filme seja um elemento que o desperte a ter esses valores cristãos.
Qual é o maior desafio para que se faça um filme cristão?
Ter boas ideias e pedir a Deus a sabedoria para que possamos ser bons canais por meio dois quais cheguem a essas ideias ao público.
Deixe uma palavra para os meninos da igreja brasileira.
Que busquem a Deus em primeiro lugar e o resto será mais fácil. Que possam ver a Jesus nas pessoas e isso servirá para poder servir nas necessidades que elas têm.
E lembrar sempre que não fomos chamados para o sucesso, mas fomos chamados a ser fiéis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário